Sobre Campos dos Goytacazes

Cidade de Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes, também conhecida simplesmente como Campos, é um município Brasileiro localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do país. Com uma população de 463 731 habitantes (2010), é a maior cidade do interior fluminense e a décima maior do interior do Brasil. É, também, o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal. Em Campos, destacam-se importantes universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.

História

As terras dos índios goitacases começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835.

Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goytacazes: entre eles, a partida dos primeiros voluntários para a guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865, pelo vapor Ceres. Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. Os jornalistas Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, este último cognominado de "tigre da abolição", foram os maiores expoentes da causa. Porém foi a última cidade brasileira a aderir à abolição da escravidão. As visitas do imperador dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos.

O surgimento, em 1652, da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, deu início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região.

Política

A cidade de Campos dos Goytacazes é um dos principais centros políticos do estado do Rio de Janeiro desde o período colonial, quando foi referência tanto econômica como política para o Brasil. A história de Campos é rica em importantes acontecimentos políticos. O município foi um dos primeiros do Brasil a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865, pelo vapor Ceres. Foi a primeira cidade da América Latina a ter energia elétrica.

O movimento abolicionista também encontrou eco em Campos. A campanha abolicionista teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros, tendo, na pessoa do jornalista Luiz Carlos de Lacerda, o seu maior expoente. O grande vulto José Carlos do Patrocínio, o "tigre da abolição", foi também um dos principais nomes da luta pelo fim da escravidão, que mudaria os destinos políticos do Brasil imperial, o preparando para a proclamação da república.

Vários campistas governaram o estado do Rio de Janeiro, como Nilo Peçanha, eleito pela primeira vez para o período de 1903 a 1906 e, pela segunda vez, de 1914 a 1917. Nilo Peçanha foi eleito vice-presidente do Brasil e assumiu o mandato, de 1909 a 1910, com a morte de Afonso Pena.

Mais recentemente, o ex-prefeito de Campos, o radialista Anthony Garotinho foi eleito governador, em 1998, com a sua esposa Rosinha tendo concorrido à sua sucessão e tendo sido eleita em 2002.

Economia

A cidade é um importante polo comercial e financeiro que abrange o nordeste fluminense e o sul capixaba. No centro da cidade, há um forte e diversificado comércio popular. Na rua João Pessoa, está a maior concentração de lojas de roupas populares.

No bairro da Pelinca, na avenida de mesmo nome, podemos encontrar o segundo centro comercial e financeiro da cidade, onde estão as lojas mais renomadas e diversos shoppings. Por conter a maior parte dos bares e restaurantes da cidade, a Pelinca é considerada rica e sempre movimentada, principalmente à noite. Assim, se tornando um bairro nobre. Na região também está localizado o Shopping Avenida 28, o Shopping Pelinca Square Center, a Leader.

Em abril de 2011 foi inaugurado o Boulevard Shopping, aquecendo mais ainda a economia na cidade, trazendo grandes lojas e marcas para o município, além de auxiliar no crescimento do parque rodoviário, bairro na cidade que tem sua principal via a Rodovia BR-101.

Ao largo de suas costas, no oceano Atlântico, há um forte polo de exploração de petróleo e gás natural pela Petrobras, na plataforma continental. A cidade é a maior produtora de petróleo do Brasil, além de concentrar a maior parte da indústria cerâmica fluminense. Das sete usinas de açúcar e álcool do estado, seis estão em Campos. Várias indústrias se fazem presentes; apenas em 2007, mais de cinco foram instaladas através do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos).

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Campos dos Goytacazes.

Notícias de Campos dos Goytacazes

Blog do Guia da Cidade de Campos dos Goytacazes

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Campos dos Goytacazes por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e Mimoso do Sul (ES).

Dados Principais sobre Campos dos Goytacazes

Aniversário: 28 de Março
Fundação : 1835
Gentílico: Campista
Area: 4 026,712 Km²
População 463 731 hab. (2010)
IDH 0,752 - médio
Prefeitura Campos dos Goytacazes

Brasão de Campos dos Goytacazes
Brasão de Campos dos Goytacazes

Bandeira de Campos dos Goytacazes
Bandeira de Campos dos Goytacazes

Vídeo sobre a cidade de Campos dos Goytacazes

Mapa de Campos dos Goytacazes

 

Moradores ilustres de Campos dos Goytacazes

   

  Sobre o EncontraCamposdosGoytacazes
Fale com EncontraCamposdosGoytacazes
Anuncie no EncontraCamposdosGoytacazes
Cadastre sua Empresa no EncontraCamposdosGoytacazes (grátis)



Termos EncontraCamposdosGoytacazes | Privacidade EncontraCamposdosGoytacazes

Bandeira do estado de São Paulo